31/01/2014

"Ansiedade: como enfrentar o mal do século", de Augusto Cury

Eu tinha uma perspectiva um pouco diferente desse livro do que ele realmente é.

Livro "Ansiedade: como enfrentar o mal do século - A Síndrome do Pensamento Acelerado: como e por que a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos".

Eu sou uma pessoa muito ansiosa, a tal ponto que passei a ter problemas estomacais em decorrência de tanta ansiedade. E, apesar de estar procurando outros meios para me livrar desta dita "ansiedade" (como uma alimentação mais saudável, praticando yoga e respirando com um pouco mais de profundidade e calma), fiquei muito feliz quando soube da existência desse livro.

Não havia lido um livro do Augusto Cury antes e também não sou fã de livros de autoajuda, por isso não sabia muito bem o que iria encontrar, nem se iria gostar. A bem da verdade, eu tinha uma grande expectativa (mais um sintoma da minha ansiedade) de que esse livro fosse curar todos os meus problemas, mas me enganei (não completamente).

A leitura é bem gostosa e o livro não é grande, o que significa que uma pessoa ocupada - como eu - consegue ler esse livro numa semana.

Cury escreveu esse livro tanto para os profissionais da psiquiatria, psicologia e psicopedagogia (e afins), como para uma pessoa que sofre com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) e explica de forma bem didática a construção do pensamento e porquê a SPA se tornou o mal do século.

Não quero aqui estragar a surpresa de quem quer ler o livro, fazendo um resumo dele. Mas vejo esse livro como uma leitura imprescindível para quem sofre desse mal (ou seja, 90% da humanidade) e um passo inicial para superar esse problema e ser uma pessoa mentalmente saudável. Além disso, recomendo também para pessoas que tenham filhos ou que trabalhem com crianças, pois, acredite, esse mal também tem atingido inúmeras crianças e adolescentes.

Sobre a sinopse do livro:

"Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu "sim" a algumas dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida."

 A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma teoria criada pelo próprio Augusto Cury a fim de explicar esse mal que tem atingido a nossa sociedade de "fast food". No entanto, é uma teoria não muito trabalhada nas academias de psicologia, medicina e pedagogia no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais espaço em outros países.

ISBN: 978-85-02-21848-2 Editora: Saraiva Páginas: 160 Nota: 4/5

Ocorre que, como disse acima, imaginei que o livro fosse resolver todos os meus problemas de ansiedade! Hahaha! Ledo engano... Cury, ao final, apresenta algumas técnicas para fazermos com que o nosso Eu supere a SPA, no entanto, tais técnicas só funcionarão se as colocarmos em prática insistentemente, se o nosso Eu for protagonista da nossa história, sepultando nossas crises psicológicas. Uma tarefa árdua, que exige esforço e dedicação, o que poucas pessoas estão dispostas a fazer.

Ou seja, o livro não faz milagre, o milagre está dentro de nós mesmos. O que o livro faz é nos apresentar algumas técnicas para alcançarmos o milagre!

Se comparado aos livros que costumo comprar, achei esse livro bem barato. Procurei muito ele nas livrarias de São Luís (MA), mas creio que até o momento o livro ainda não chegou por cá. Portanto, comprei ele numa promoção da Livraria Saraiva por R$ 11,90 (onze reais e noventa centavos), porém, o valor dele é R$ 14,90 (quatorze reais e noventa centavos).

Vou tentar, nos próximos dias, semanas e meses colocar as práticas do Augusto Cury em dia, juntamente com a prática da yoga e espero compartilhar um pouco da minha experiência no blog. Como disse inicialmente, sou extremamente ansiosa (vi que tenho 97% dos sintomas que Cury apresenta em seu livro da SPA) e isso tem afetado a minha saúde e vida pessoal/profissional. Sei que não estou sozinha com esse problema também, o que nem me conforta, só me preocupa. Porém, Cury afirma no final do livro: "Ninguém pode fazer essa tarefa por você - nem filhos, parceiro(a), amigos, neurologistas, psiquiatra, psicólogo ou livros. Só você mesmo... Não traia o que você tem de melhor!"

Boa sorte e boa leitura! :-)

2 comentários:

  1. Este livro ajudou-me a por muito de mim em perspectiva… cheguei a conclusao que também eu tinha SPA. A minha falta e preserveranca nao me permitiu alcancar grandes resultados com as suas técnicas, mas sao definitvamente úteis. Recomendo!
    Se como eu ainda nao tem grana para comprar o livro nao entrem em SPA, olha aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Ansiedade-Como-Enfrentar-o-Mal-do-Seculo

    e é grátis! de nada! (:

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que história!
    Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...