21/06/2015

Dia Mundial do Yoga

Estou escrevendo esse texto escutando "Se eu quiser falar com Deus", na linda voz de Maria Rita. Essa música, escrita por Gilberto Gil, tem tudo a ver com o meu momento e com o que aqui vou escrever.



Quando as pessoas me perguntam algo sobre o Yoga eu sempre digo que a prática do Yoga transformou a minha vida. Quem convive diretamente comigo e me conhece percebe a diferença (brutal) da Thalita-quando-pratica-Yoga da Thalita-quando-não-pratica-Yoga. 

Tudo começou assim: num momento bem difícil da minha vida, caiu em minhas mãos o livro "Comer Rezar Amar, da Elizabeth Gilbert, e me identifiquei muito com a história. A Elizabeth fala muito de como o Yoga e o Budismo ajudaram a superar seus problemas e fiquei muito interessada. Um ano depois, meu médico disse que eu precisava fazer algum exercício físico "leve", então, com esse "empurrão" comecei a prática da Hatha Yoga em 2013.



Infelizmente, minha prática de 2013 para cá não tem sido linear, por isso eu consigo perceber com clareza a diferença de quando estou praticando ou não. Um dos principais benefícios que o Yoga me traz é a leveza do corpo e da mente, eu me torno uma pessoa mais tranquila e em paz comigo e com os outros. Além disso, quando eu estou no meu tapete, eu sei que aquele momento é só meu, o tapete de torna o meu mundo, onde todo o stress acumulado pelo trabalho e os problemas não entram. São nesses momentos que eu me descubro, me conheço, me escuto. Toda essa experiência possibilitou a descoberta de um Deus que habita dentro de mim.

No começo sentimos dor. Mas com o tempo vamos nos ajustando nas posturas (asanas), o corpo vai respondendo aos estímulos, e tanto a mente quanto o corpo ficam relaxados, fluindo numa só energia. Cada um no seu ritmo, o Yoga respeita a individualidade de cada um. Pantajali, um grande mestre do yoga, observa que "a perfeição num asanas é alcançada quando o esforço para realizá-lo deixa de ser esforço e encontra-se o Ser inferior infinito" (Yoga Sutra II.47).

Hoje é o dia mundial do Yoga e eu queria compartilhar um pouco da minha experiência com vocês. Sou grata à vida por me dar a oportunidade de conhecer e experenciar essa prática milenar. O Yoga é para todos.

"O Yoga é uma luz que, depois de acesa, nunca enfraquecerá. Quanto melhor você praticar, mais forte será a chama" (Iyengar).

Namaste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...