28/05/2015

Como organizo a minha leitura

Olá! Espero que todo@s vocês estejam muito bem! Vim falar um pouco para vocês sobre a forma que eu organizo as minhas leituras.


Muitas pessoas me perguntam como eu faço para ler tanto. Pra começo de conversa eu leio muito, mas nem tanto assim. Tenho uma média de mais ou menos um livro por semana, mas é uma média mesmo, pois há vezes em que demoro muito mais que isso para finalizar um livro e em outras leio um livro em dois dias, por exemplo.

Penso que organização é essencial em qualquer aspecto da vida e, no que tange às leituras, não deve ser diferente. Eu resolvi me organizar, não para poder ler mais livros durante um ano, mas porque percebi que existem muitos livros na minha estante não lidos e eu sempre comprando cada vez mais e mais. Dessa forma, criei um método muito particular para poder cumprir todos os desafios que me propus participar e, ao mesmo tempo, ler os livros "encalhados" da minha estante, que vou compartilhar com vocês:

a) Como eu tenho muitos livros físicos e e-books e, enfim, como não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, resolvi que sempre leio um livro e um e-book, de forma intercalada;

b) Para evitar livros e e-books "encalhados" na minha estante e no meu ereader Kobo, eu estou sorteando agora os livros que vou ler. Achei essa ideia muito interessante no canal do YouTube da Tatiane Feltrin e resolvi adaptar e copiar para mim. Tem dado certo e os livros da minha estante estão "circulando"!

c) A cada 05 (cinco) livros/e-books lidos, eu faço o sorteio de um livro de um dos desafios que criei da Revista Bravo (100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira e 100 Livros Essenciais da Literatura Mundial) e, após, o sorteio de mais um livro do desafio "30 Livros Para Ler Antes dos 30". Foi uma forma que criei de dar andamento aos desafios que participo e também ler os livros que tenho na minha estante. Além disso, para evitar estar comprando livros novos, nesses sorteios dos desafios, estou dando preferência aos livros que já tenho na minha estante que faz parte desses desafios. Entenderam? Não? Então vamos lá: 05 livros lidos + 01 livro de um dos desafios da Revista Bravo + 01 livro do desafios dos "30 Livros Para Ler Antes dos 30". Pode parecer complicado, mas não é.

d) Ainda sim, tão logo leio um livro faço logo uma resenha aqui no blog. Tenho vários livros que já li para resenhar e que merecem ter uma opinião compartilhada, no entanto, como acabava emendando uma leitura na outras, algumas resenhas ficaram para trás... Quem sabe um dia eu escreva. Mas, para evitar isso, estou escrevendo assim que termino o livro.

e) Um dica bem legal: tenho vendido muitos livros em sebos, após lê-los. Tenho um grande cuidado com os meus livros, então, mesmo após ter lido, eles sempre estão com cara de novo. No entanto, não tenho feito isso com todos, os livros que quero reler ou deixar na minha estante, ficam comigo. Mas essa dica tem sido bem legal, porque, além de esvaziar a minha estante, dando espaço para novos livros, eu tenho ganhado um dinheirinho (gente, não é muita coisa, não vá pensando que você vai ficar rico vendendo seus livros) e, de certa forma, compartilhado o livro com outras pessoas.

f) Só compro um livro após ter lido cinco. Também peguei essa dica do canal da Tatiane Feltrin, no entanto, no caso dela, é a cada 10 livros lidos um novo é comprado. Ainda sim, só compro nos casos em que eu realmente queira comprar um livro e de preferência que seja de algum desafio no qual esteja participando, pois estou evitando novas aquisições literárias. =)


g) Tenho sempre um controle do que eu leio por dia, uma espécie de "Diário de Leitura", onde anoto o que eu li naquele dia e a quantidade de páginas. Além disso, tenho uma página no blog com todos os livros que li. Isso é uma forma de controlar o meu tempo e o que eu li.

h) Por fim, as pessoas muito me questionam sobre como eu arrumo tempo para ler tanto. Acho que isso não é um mistério. Primeiro, eu não me proponho a ler todos os dias. Como estou estudando para outras atividades relacionadas à minha carreira, tenho me dedicado à leitura basicamente aos finais de semana. No entanto, sempre ando com um livro na bolsa, pois às vezes numa fila de banco ou após o almoço, um livro é sempre bem-vindo. Isso é de pessoa para pessoa, de acordo com o seu tempo, suas atividades e sua paciência. Segundo, meu tempo tem 24 horas, assim como o de todos e, ainda por cima, durmo muito cedo. Mas, a leitura deve ser encarada com algo que venha trazer relaxamento, paz, alegria, e não como uma obrigação. Se você não gosta de ler ou não tem o hábito, vá com calma. Já conheci pessoas que leem 100 páginas por dia e outras que leem 05. Isso vai de cada um, portanto, veja o que é melhor para você.

E você, tem algum método de organização das suas leituras?
Boa leitura! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...