12/01/2016

Sobre o medo de ler clássicos


Sim, eu confesso que tenho (ou tinha, ainda não sei muito bem) um grande medo de ler clássicos da literatura.

Não só pela leitura em si, mas principalmente pela pós leitura. Os clássicos têm um grande peso na nossa lista de leituras e parece que dão uma "grande responsabilidade" ao leitor. E esse peso aumenta quando você lê um calhamaço de mais de mil páginas... 

Enfim, ano passado abandonei a leitura de dois livros considerados clássicos, por medo. O primeiro foi "Os Miseráveis", do Victor Hugo, e o segundo foi "Grande Sertão: Veredas", do Guimarães Rosa. Simplesmente travei. Criei tanta expectativa que travei. Fiquei com medo, coloquei um peso imenso num livro e não consegui passar das primeiras cento e cinquenta páginas de cada um. Depois me senti frustada e passei a refletir sobre isso.

A verdade é que criamos tanta expectativa num livro por seu um clássico, muitas vezes sem sentido. Os livros são clássicos são importante para a literatura mundial, não temos dúvidas disso, mas são apenas livros e não monstros de "sete cabeças". Dessa forma, a gente acaba perdendo tanta oportunidade de ler bons livros nessa vida porque simplesmente nos disseram que era um livro "muito difícil" ou porque ele tem mais de mil páginas.

Acho que eu criei esse post mais como um desabafo. Porque já cansei de me pôr limitações de leitura e cansei de ouvir outras pessoas ficarem surpresas com a minha lista de livros por ler ou com o livro que eu estou lendo, como se eu não tivesse capacidade de ler tal livro. O que não é verdade, pois todos nós temos.

Esse ano irei me dedicar principalmente à leitura dos grandes clássicos da literatura brasileira e mundial. Quem ainda não viu minha lista, pode clicar aqui. Dessa forma, não espero ler muitos livros, mas apenas bons livros. E sim, irei passar pelo desafio de ler "Ulisses", de Jaimes Joyce. Porque, sim, ele é apenas um livro e eu tenho condições de lê-lo (todo mundo tem). \o/ Também já iniciei a leitura de "Guerra e Paz", de Liev Tolstoi, e retomei a leitura de "Os Miseráveis", de Victor Hugo. Esses dois espero acabar por volta de abril deste ano.

Acho que é sempre bom colocar um freio em nossos medos e encarar a leitura de grandes clássicos. É o que eu estou tentando fazer e, até o momento, estou me saindo bem. A vida é muito curta para lermos livros ruins. ;)

Beijos e até mais! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...