31/01/2015

"Vida Organizada", de Thais Godinho

No ano passado conheci, através da indicação de um amigo, o Blog Vida Organizada, da Thais Godinho. De lá para cá, a Thais tem sido uma grande fonte de inspiração para mim. Ela me mostrou outro conceito de organização e de vida simples que tenho tentando aplicar na minha vida. Além disso, foi através dela que conheci a Tradição Kadampa e o guru Geshe Kelsang Gyatso, onde por meio de seus ensinamentos, tenho iluminado aos poucos e cada vez mais a minha vida. Portanto, sou grata à ela por todo esse tempo de dedicação à nós, seus leitores e leitoras, e por ser fonte de inspiração de uma vida coerente com aquilo que se faz e se vive. Muita luz à ela!





Pois bem, ano passado, a Thais lançou seu primeiro livro com o mesmo título do blog “Vida Organizada”, pela Editora Gente. Fiquei muito feliz, primeiro, pelo reconhecimento do seu trabalho, e segundo porque teríamos em um livro todas as dicas de organização que ela compartilha em seu blog! Só consegui adquirir o livro esse ano e li logo, afinal, nada melhor do que no começo de um ano para refletir sobre a vida e organizá-la.


Sinopse: Muito se fala em organização. São muitos os métodos e conceitos que transformam o desejo de ser organizado em algo quase inalcançável, como se precisássemos ser perfeitos e deixar a casa com cara de revista de decoração todos os dias. Mas quem tem tempo para isso quando a rotina é tão insana que não sabemos se cuidamos da casa, da família, do trabalho ou dos nossos sonhos primeiro? Thais Godinho tem um caminho. Ela acredita que a organização é o segredo para que possamos viver uma vida coerente com o que somos e, para isso, criou a máxima definitiva para o método que pode, sim, permitir que você alcance seus objetivos: tenha o sistema que funciona para você. Neste livro, a autora mostra diversas possibilidades para que você consiga fazer o que deve fazer em todas as áreas da sua vida: casa, trabalho, família, de modo que você nunca perca de vista o que realmente importa. Pare de se afogar em uma rotina que não lhe traz satisfação e que parece ser uma sucessão infinita de metas que você não consegue cumprir. Chegou o momento de respirar fundo e tomar uma decisão muito importante: ser uma pessoa organizada a partir de hoje!



Olha, o livro da Thais é fino (apenas 222 páginas), mas de uma riqueza imensa! Aliás, para quem acompanha seu blog, creio que não verá muitas novidades, mas apenas uma facilidade maior na sua organização.

O que diferencia a Thais de outras pessoas que falam de organização é que ela não fala de como deixar a nossa casa linda e perfeita como nas revistas que falam sobre organização, mas sim de como tornar realidade os nossos sonhos, como ter foco e como organizar nossa vida de forma a não perdemos tempo com atividades extremamente insignificantes. Esse é o grande diferencial do seu blog e do seu livro e por isso considero-o como um manual para toda a vida.

“Deixe o papel de vítima de lado e assuma a responsabilidade pela sua vida, pois ninguém mais pode fazer isso por você. Organizar-se é uma decisão exclusivamente pessoal” (p. 35).

No livro, ela nos ensina a organizarmos nossa rotina, definir nossas prioridades, nossas áreas de foco, nossos objetivos de longo, médio e curto prazo, perpassa sobre a organização da nossa agenda, do nosso lar e do nosso trabalho, e finaliza com um chamado, com um choque de realidade, nos mostrando que ser organizado não é ter uma casa sempre limpa e arrumada, mas ter rotinas e objetivos que se enquadrem naquilo que realmente queremos para nossa vida e que a organização depende acima de tudo de nós, de termos foco, porque tudo é possível, basta querermos e fazermos acontecer.

“Então, é disso que se trata: começar!” (p. 220).

“Lembre-se: sonho que é organizado vira objetivo” (p. 222).

Bom, importante ressaltar que a Thais utiliza dois métodos de organização: o GTD (Getting Things Done, de David Allen) e o Fly Lady. Já tentei utilizar o GTD, mas sinceramente não gostei. Acho que cada pessoa utiliza o método de organização que melhor lhe atende. Eu gosto muito do método ZTD (Zen To Done), acho ele muito muito mais simples. Mas, enfim, como disse antes, isso é uma escolha pessoal. Falo isso, porque uma das coisas que achei muito interessante no livro da Thais é que em momento nenhum ela nos impõe o método GTD. Na realidade, ela dá inúmeras dicas muito interessantes que podem ser usadas em qualquer método.

Nota: 5/5

Que venham mais outros livros da Thais e mais postagens em seu blog que nos inspire a ser seres humanos melhores, simples e mais organizados!

Muita luz à tod@s!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...