01/02/2015

Os 05 melhores livros lidos em 2014

Olá! :)

Já tinha um tempo que queria escrever sobre os cinco melhores livros que li em 2014, no entanto, como a escolha foi muito muito difícil, fiquei em dúvida se faria essa postagem ou não... No ano passado, devido à meta de ler 50 livros em um ano, eu li uma variedade de gêneros literários, desde livros budistas até romances eróticos... Por isso, essa escolha foi muito difícil. O que eu fiz aqui foi apenas escolher o melhor que li de cada gênero, mesmo assim, ainda ficaram alguns de fora... Tudo bem, lá vai a minha lista:

1) Em Chamas, segundo livro da Trilogia "Jogos Vorazes", da escritora Suzanne Collins:

Toda a trilogia é MARAVILHOSA, mas, para mim, o melhor livro dos três foi o segundo. Aliás, diga-se ainda que essa foi a melhor trilogia que li em 2014.

Para início de conversa, a história me lembrou muito o famoso livro de George Orwell "1984", só que com uma pitada mais jovem e com mais aventura. Todo o enredo se passa em Panem, uma espécie de país que fica onde hoje é os Estados Unidos e que vive sob uma forte de ditadura. O país é dividido em 12 Distritos e cada um possui uma função. No passado, houve uma guerra entre os Distritos e a Capital, onde o 13º Distrito foi destruído. Como meio de demonstrar sua "bondade", todo ano a Capital realiza os Jogos Vorazes, onde um casal de cada Distrito é escolhido e vão para uma arena onde precisam sobreviver e matar uns aos outros até que um(a) saia o(a) vencedor(a). No meio disso tudo, Katniss Everdeen e Peeta Melark são escolhidos no 74º Jogos Vorazes e daí começa a trama.

O segundo livro foi mais interessante para mim, porque foi a partir dele que começamos a desvendar toda a história. Percebemos o ódio que a Capital tem de Katniss Everdeen, que existe toda uma rede contrarrevolucionária que quer destruir o poder da Capital e, ainda, que o 13º Distrito ainda existe.

O terceiro livro também é muito bom, mas me decepcionei tanto com a escolha da Katniss em relação ao trio amoroso, que isso pesou muito na escolha aqui. Hahahaha!

Fiz a resenha dos três livros e estarei indicando o link logo abaixo:

- Jogos Vorazes
- Em Chamas
- A Esperança

2) "Fim", de Fernanda Torres:

Admiro muito a Fernanda Torres como atriz. Ela já fez trabalhos muito bons, principalmente no cinema, e na minha opinião, é uma das melhores atrizes brasileiras. Claro, com uma genética tão favorável, difícil seria não ser...

Pois bem, ano passado Fernanda Torres também divulgou para o mundo seu dom como escritora. Na realidade, já havia algum tempo que ela escrevia crônicas para alguns jornais, mais sou da opinião de que escrever um livro, com uma história, enredo, começo, meio e fim dá um pouco mais de trabalho e requer um pouco mais de boa criatividade.

Comprei e li por curiosidade e por achar que me surpreenderia positivamente. Não ocorreu o contrário. "Fim" é uma delícia! Aliás, João Moreira Salles resumiu muito bem: "O título é Fim, mas o livro trata mesmo é da vida - plena, forte, caliente e safada, dessas que caberiam numa comédia de Mario Monicelli, caso ele tivesse lido Nelson Rodrigues e Pornopopéia com o sol de Copacabana pelas fuças".

Infelizmente, não cheguei a fazer a resenha desse livro. Mas Fernanda conta a história de cinco amigos (Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro) que se conheceram na praia e atravessaram toda uma geração compartilhando a vadiagem, os deslumbres dos anos 1960, as festas movidas a álcool, sexo e pó. No entanto, não é só de festa e vida boa que o livro retrata, mas também de melancolia e resignação. As histórias se intercalam uma na outra, é uma delícia ler cada uma, ver as suas várias versões, entender o modo de agir e o pensamento de cada personagem.

Um livro que faz jus a quem o escreveu!

3) "A Cidade do Sol", de Khaled Hosseini:

Depois do livro "Caçador de Pipas", Khaled Hosseini se tornou um dos meus escritores predileto. Já haviam me falado muito bem de "A Cidade do Sol", porém, como sei que Hosseini retrata a realidade do Oriente Médio de uma forma realista, expondo todas as mazelas sociais, as guerras e seus preconceitos (pelo menos da nossa visão ocidental), queria estar preparada para ler esse livro, com um bom estado de espírito.

Olhe, se você tiver que ler um desses cinco livros que estou indicando, leia este. É ele sublime em todos os aspectos.

"Cidade do Sol" conta a história de duas mulheres afegãs (Mariam e Laila). O destino acaba fazendo com que essas duas mulheres se encontrem e enfrentem juntas a intolerância, o preconceito, o ódio, as guerras... É um livro triste, que retrata uma época do Afeganistão dominada pelo ódio e pela intolerância. Mas também é um livro feliz, porque fala do amor, da amizade, da superação de obstáculos.

Infelizmente (infelizmente mesmo!), ainda não fiz a resenha desse livro. Mas ele é único, como todo livro do Khaled.

Leitura obrigatória!

4) "Bhagavat Gita", de Krishna:


O Bhagavat Gita é meu livro de cabeceira. É aquele tipo de livro que nos aponta um caminho espiritual e que devemos ler, reler e por aí vai.

O Bhagavat Gita relata o episódio mais célebre do Mahabharata e é o texto mais venerado pela religião hindu. Na realidade, ele relata o diálogo entre Arjuna e Krishna, onde este tenta convencer aquele à reconquistar o seu trono e reino, mesmo que para isso, tenha que matar os usurpadores.

Esse livro entrou na minha vida no momento certo e tem me ajudado muito a refletir sobre minhas ações para comigo e com os outros e sobre a minha vida.





5) "Mar de Rosas", de Nora Roberts:

Ano passado, li o primeiro livro da Nora Roberts. E pensei "O que eu estava fazendo na minha vida que ainda não tinha lido um livro dessa mulher?".

Eu não sou muito fã desses romances. Quer dizer, até sou, mas sou do clube dos clássicos e confesso que tinha um preconceito com os romances de banca de jornal. Atualmente, esse é um gênero que tem ganhado muito espaço nas editoras e livrarias, mas acho que uns cinco/seis anos atrás o "mercado" era um pouco menor... Enfim, depois a gente percebe o quanto esses preconceitos são bobos e o quanto perdemos com isso.

Eu comprei muito por acaso o primeiro ebook do Quarteto de Noivas, da Nora Roberts e adorei!!! Então, depois fui lenda a sequência e me encantei cada vez mais pelas quatro amigas Mac, Emma, Laurel e Parker e a Votos, uma empresa especializada em organizar casamentos.

O livro que mais gostei foi o segundo, "Mar de Rosas", que conta o romance da Emma com Jack. Fiz uma resenha do livro aqui. Ele é o livro "conto de fadas" da série. Emma é a florista da Votos e a mais sonhadora, ao mesmo tempo que tem todos os homens a seus pés.

Os quatro livros são (na ordem): Álbum de Casamento, Mar de Rosas, Bem Casados e Felizes para Sempre.


Bom, esses foram os cinco livros que mais gostei de ler em 2014. 

E os seus, quais foram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...