15/06/2014

"A Esperança", de Suzanne Collins

Eu demorei um pouco para escrever essa resenha porque eu queria avaliar um pouco os meus sentimentos sobre esse livro e escrever algo decente.

A bem da verdade, eu criei muita (mas muita mesmo!) expectativa sobre esse livro. Como o segundo livro da trilogia de Jogos Vorazes, "Em Chamas", me impressionou muito, imaginei que esse livro seria "o-melhor-de-todos-os-tempos". E deve ser devido a tanta carga de expectativa que eu me decepcionei tanto.


No entanto, o livro não é ruim. Ao contrário, o livro é bom. Mas, ele só não atendeu à minha expectativa de ser o-melhor-de-todos-os-tempos. :-)

"A Esperança" é o terceiro e último livro da trilogia de Jogos Vorazes, escrito por Suzanne Collins.
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Terminamos no segundo livro com Katniss Everdeen destruindo a arena dos Jogos Vorazes e, como retaliação, a destruição do Distrito 12 pela Capital. Neste terceiro livro, os sobrevivente do Distrito 12, mais alguns rebeldes de outros Distritos e os tributos que conseguiram ser capturados da Arena, junto com Katniss Everdeen, encontram abrigo no Distrito 13, que poucos acreditavam que existiam. Daí, surge a verdadeira história da última rebelião que supostamente havia destruído o Distrito 13 e como os habitante deste Distrito conseguiram sobreviver aos últimos 75 anos.

"A Esperança" retrata, basicamente, a rebelião dos rebeldes contra a Capital, o avanço da rebelião sobre os Distritos até chegar à Capital e o papel que a nossa protagonista Katniss Everdeen desempenha na rebelião. A história, como as anteriores, é narrada por Katniss o que significa que vemos o desenrolar da história sob o seu olhar. Também vemos um desfecho do triângulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale, mas, na minha opinião, assim como todos os outros livros, essa não é a abordagem principal da escritora. No entanto, Katniss fez uma escolha entre os dois, escolha essa que demonstra o quanto ela mudou. Claro que, com tantos acontecimentos desde que sua irmã foi escolhida para a 74ª edição dos Jogos Vorazes, muitas coisas ocorreram. Mas achei essa mudança fez com que ela perdesse a essência do que ela era no início da história.

O livro possui uma passagem de tempo muito longa. Consegui entender um dos motivos de fazerem dois filmes sobre este último livro, pois um filme só não daria conta do recado. Além disso, tem horas que achei o livro meio maçante, principalmente os três últimos capítulos... Detalhes demais, que deixam a gente numa pilha de nervos, pois queremos logo saber o que ocorrerá depois, mas os detalhes são tantos que a história fica muito pesada e não muito interessante para o leitor.

Fiquei curiosa sobre a relação do Presidente Snow com as rosas e o sangue, mas isso não aparece no livro. Além disso, novos personagens aparecem, como a Presidenta do Distrito 13, Coin, e Boggs, um dos comandantes do Distrito 13.

ISBN: 978-85-7980-086-3 Editora: Rocco Páginas: 421 Nota: 4/5

Enfim, achei a história fraca se comparada às outras duas. Não obstante, a trilogia de Jogos Vorazes é uma das melhores que já li, não só porque todo o enredo é eletrizante, mas porque o livro é carregado de símbolos e metáforas que podem ser analisados sob a ótica do nosso mundo atual.


Outras resenhas da trilogia você encontra logo abaixo:


E vocês, já leram? O que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...