03/06/2014

"Em Chamas", de Suzanne Collins

A sensação que tenho é que cada livro dessa trilogia é melhor do que o outro.

Depois de ganharem a 74ª Edição dos Jogos Vorazes e de terem feito a Capital de boba, minando seu controle sobre os Jogos, Katniss Everdeen e Peeta Melark encontram-se em apuros nesse segundo livro da trilogia de Jogos Vorazes.


Sinopse:
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

É bem difícil escrever uma resenha sem ser spoiler, mas vou me esforçar ao máximo para não tirar a delícia que é descobrir e se maravilhar com o enredo dessa história.

Eu tinha ficado muito curiosa com o final do primeiro livro. Afinal, como percebemos, Katniss, ao tentar salvar sua vida e de seu amigo Peeta, acabou criando esperança e fazendo com que muitos Distritos se rebelassem e, ao mesmo tempo, trouxe para si a fúria do Presidente Snow.

O certo é que aqui a fragilidade do sistema ditatorial de Panem fica mais evidente e a manutenção do poder através do medo não é suficiente para acalmar uma população que sofre de fome com o poderio da Capital. Na Turnê dos Vitoriosos, Katniss percebe que, ao invés de tentar acalmar os ânimos da população, ela está gerando mais revoltas, aumentando as chamas da revolução. E, em meio a tanta revolta, o Presidente Snow anuncia que a 75ª edição dos Jogos Vorazes e o 3º Massacre Quaternário terão como participantes os vitoriosos ainda vivos das outras edições dos Jogos Vorazes. "No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol dos vitoriosos vivos" (p. 187). No entanto, essa decisão acabou sendo um tiro no pé da própria Capital.

Como já disse na resenha do primeiro livro, Jogos Vorazes é mais do que um livro de ficção. Ele descreve uma realidade que está presente em nosso dia a dia, por mais que não vivamos mais em um sistema ditatorial. Ele é também um livro filosófico e político e, por isso, faz com que nos sintamos tão envolvidos pelo seu enredo.

Aqui vimos uma Katniss protetora, assim como no primeiro livro. Aliás, não poderíamos esperar uma atitude diferente dela, pois depois da morte de seu pai, ela se tornou praticamente a chefe da família. E é esse sentimento de proteção, de responsabilidade e de cuidado com sua família e com os que ela convive e ama é que faz com que ela consiga superar todos os obstáculos que ela encontra pela frente.

Achei curiosíssima a abordagem quase romântica do livro. Porque, em tese, presenciamos um triângulo amaroso entre Katniss, Peeta e Gale. Mas, Katniss é capaz de deixar os seus sentimentos em segundo plano para poder salvar aqueles(as) que mais ama. Ainda sim, ela não sabe exatamente o que sente por Peeta e Gale, o que faz com que a história se torne bem interessante. Dessa forma, por mais que a relação dela com Peeta seja uma "farsa" para tentar enganar o público de que os dois são completamente apaixonados um pelo outro, percebemos em certos momentos que ela nutre um sentimento muito especial por ele. De outro lado, ela também sente algo muito especial por Gale, mas ela não deixa esse sentimento florescer entre os dois e, principalmente, dentro dela, pois ela sente que possui uma responsabilidade de proteger sua família e o próprio Gale.

Nesse segundo livro, senti um amadurecimento do personagem Haymitch. Claro, ele continua bebendo. Mas, me parece que aqui ele adquire um pouco mais o senso de responsabilidade com o ambiente que o cerca e podemos conhecer um pouco mais de seu passado, principalmente como ele se tornou o vitorioso da 50ª edição dos Jogos Vorazes. Effie, apesar de trabalhar para a Capital, também se mostra uma personagem sensível e que tem um sentimento grande e profundo por Katniss e Peeta.

ISBN: 978-85-7980-064-1 Editora: Rocco Páginas: 415 Nota: 5/5
O tordo se tornou o símbolo da rebelião e, caso assim permita, Katniss também poderá ser. Mas, será que ela quer? Será que ela estará preparada? Essas são respostas que só teremos com a leitura do terceiro livro da série.

# Filme

Não me aguentei de curiosidade e vi o filme durante a leitura do livro.

O segundo filme é muito melhor que o primeiro, mais elaborado. Creio que o livro ajudou muito nesse aspecto, porque também achei o segundo enredo melhor que o primeiro. Com o filme, também consegui visualizar muitas passagens do filme e também esclarecer alguns pontos do próprio livro.

Além disso, não tive aquela sensação ao filme de que faltou algo a mais, como senti no primeiro filme. O filme mostra as principais passagens do livro e isso é essencial para que o filme passe uma mensagem fidedigna do livro.

Jennifer Lawrence fez uma ótima atuação. Tornei-me fã dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...