23/02/2014

"O Ladrão de Raios" (Livro Um), da Coleção "Percy Jackson & os Olimpianos", de Rick Riordan

Desde que terminei de ler toda a coleção de Harry Potter e de ver todos os filmes, me senti órfã de literaturas juvenis. Por mais que já tenha 26 anos e muitas pessoas critiquem esse meu gosto literário (e eu não estou nem aí...), eu adoro esse tipo de livro! O fato de embarcar em uma aventura, se envolver com esses personagens, acompanhar sua evolução é sempre muito divertido, a gente se esquece do nosso mundo cheio de problemas e embarca em outro mundo completamente mágico...

Pois bem, por sentir essa necessidade de voltar a ler alguma literatura juvenil, pesquisei um tempo atrás nesses sites de venda famosos (como Saraiva, Americanas, Submarino, etc.), quais as coleções literárias mais vendidas e me deparei com a coleção do Percy Jackson. Ao ler a sinopse, não me empolguei muito com a história, mas acabei pedindo esse livro num amigo oculto e o ganhei no final do ano passado!

E devo dizer de cara que o livro me surpreendeu imensamente! É um livro de aventura que aborda aspectos da mitologia grega que simplesmente me fascinaram...

Livro "O Ladrão de Raios"
O livro conta a história de um menino de doze anos de idade que inicialmente possui sérios problemas de aprendizado e vive mudando de escola todos os anos, pois não consegue se "adaptar" a nenhuma (na verdade, ele é diagnosticado com TDAH e dislexia). Coisas estranhas ao seu redor acontecem e, ao ir para a Colina Meio-Sangue, logo descobre que é filho um deus da mitologia grega (Poseidon), ou seja, ele é um semideus.
Fiquei em dúvida se falava ou não qual deus era o pai dele, mas depois que vi que todos os comentários do livro na internet relatavam que ele é filho de Poseidon, não considerei isso como "segredo" do livro e resolvi também dizer por aqui.

Por ser filho de um dos Três Grandes (Zeus, Poseidon e Hades), Percy é logo convocado para participar de uma missão, cujo objetivo é recuperar o raio-mestre de Zeus que foi roubado. Para isso, ele terá que ir ao Mundo Inferior, comandado por Hades, pois existem grandes suspeitas que Hades roubou o raio. Quem o acompanha nessa missão é Anabeth Chase, filha de Athenas, e Grover, um sátiro protetor de Percy. Boa parte do livro, portanto, relata essa aventura de Percy ao Mundo Inferior e suas descobertas.

Percy Jackson
Os principais personagens do filme são: Percy Jackson, Anabeth Chase, Grover, Quíron, Poseidon, Zeus e Hades. Ainda sim o livro é recheado de figuras mitológicas que tornam o livro uma gostosa fonte de aprendizado.

ISBN: 978-85-98078-39-7 Editora: Intrínseca Páginas: 440 Nota: 5/5
O livro é sem contraindicações, para todas as idades. Creio que é muito injusto fazer um comparativo com Harry Potter, porque, por mais que sejam livros de aventuras juvenis, os dois abordam aspectos de ficção diferentes e os escritores também são diferentes.

E você, já leu? Gostou?

# Sobre o filme

Após surgir o meu interesse pelo livro, soube que já existem dois filmes da Coleção Percy Jackson e os Olimpianos ("O Ladrão de Raios" e "O Mar de Monstros").

Cartaz do filme - Versão Americana
 Esse final de semana vi o filme "O Ladrão de Raios" (2010) e o detestei. Sei que é muito ruim falar logo de cara que detestei o filme, mas achei ele muito aquém dos padrões de filme de aventuras que assistimos hoje em dia... Claro que quase 99% dos livros são melhores que o filme, mas esse se superou. A começar pelos personagens, creio que eles deveriam ter uma semelhança maior com os do livro, como a Anabeth, por exemplo. Além disso, não achei legal a atuação dos personagens (muito superficial) e cortaram muitas partes que considero importantes do livro, o que não me agradou...

Enfim, não seria um filme que eu recomendaria, pois achei seu padrão muito, mas muito inferior ao do livro.

Beijos! ;-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...