27/02/2014

Alberto Caeiro

(Um dos meus prediletos!)

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo comigo
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do mundo...

Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...
O mundo não se faz para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo.

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...

23/02/2014

Segunda e Terceira semanas de Fevereiro/2014

Essas duas últimas semanas foram intensas e confusas, daí porque não consegui postar nada no blog. Tenho vivido momentos de grandes aprendizados. =)


Assisti a dois filmes no cinema: "Ninfomaníaca, Vol 1" e "A Menina que Roubava Livros".
Ainda lendo Hannah Arendt e sentindo muita dificuldade na leitura.
Nunca li o livro, mas essa versão é muito boa e considerada a mais completa.
Terminei de ler os escritos budistas "O Dhammampada".
Estou a ler agora "O Mundo de Sofia". Delicinha de livro! =)

"O Ladrão de Raios" (Livro Um), da Coleção "Percy Jackson & os Olimpianos", de Rick Riordan

Desde que terminei de ler toda a coleção de Harry Potter e de ver todos os filmes, me senti órfã de literaturas juvenis. Por mais que já tenha 26 anos e muitas pessoas critiquem esse meu gosto literário (e eu não estou nem aí...), eu adoro esse tipo de livro! O fato de embarcar em uma aventura, se envolver com esses personagens, acompanhar sua evolução é sempre muito divertido, a gente se esquece do nosso mundo cheio de problemas e embarca em outro mundo completamente mágico...

Pois bem, por sentir essa necessidade de voltar a ler alguma literatura juvenil, pesquisei um tempo atrás nesses sites de venda famosos (como Saraiva, Americanas, Submarino, etc.), quais as coleções literárias mais vendidas e me deparei com a coleção do Percy Jackson. Ao ler a sinopse, não me empolguei muito com a história, mas acabei pedindo esse livro num amigo oculto e o ganhei no final do ano passado!

E devo dizer de cara que o livro me surpreendeu imensamente! É um livro de aventura que aborda aspectos da mitologia grega que simplesmente me fascinaram...

Livro "O Ladrão de Raios"
O livro conta a história de um menino de doze anos de idade que inicialmente possui sérios problemas de aprendizado e vive mudando de escola todos os anos, pois não consegue se "adaptar" a nenhuma (na verdade, ele é diagnosticado com TDAH e dislexia). Coisas estranhas ao seu redor acontecem e, ao ir para a Colina Meio-Sangue, logo descobre que é filho um deus da mitologia grega (Poseidon), ou seja, ele é um semideus.
Fiquei em dúvida se falava ou não qual deus era o pai dele, mas depois que vi que todos os comentários do livro na internet relatavam que ele é filho de Poseidon, não considerei isso como "segredo" do livro e resolvi também dizer por aqui.

Por ser filho de um dos Três Grandes (Zeus, Poseidon e Hades), Percy é logo convocado para participar de uma missão, cujo objetivo é recuperar o raio-mestre de Zeus que foi roubado. Para isso, ele terá que ir ao Mundo Inferior, comandado por Hades, pois existem grandes suspeitas que Hades roubou o raio. Quem o acompanha nessa missão é Anabeth Chase, filha de Athenas, e Grover, um sátiro protetor de Percy. Boa parte do livro, portanto, relata essa aventura de Percy ao Mundo Inferior e suas descobertas.

Percy Jackson
Os principais personagens do filme são: Percy Jackson, Anabeth Chase, Grover, Quíron, Poseidon, Zeus e Hades. Ainda sim o livro é recheado de figuras mitológicas que tornam o livro uma gostosa fonte de aprendizado.

ISBN: 978-85-98078-39-7 Editora: Intrínseca Páginas: 440 Nota: 5/5
O livro é sem contraindicações, para todas as idades. Creio que é muito injusto fazer um comparativo com Harry Potter, porque, por mais que sejam livros de aventuras juvenis, os dois abordam aspectos de ficção diferentes e os escritores também são diferentes.

E você, já leu? Gostou?

# Sobre o filme

Após surgir o meu interesse pelo livro, soube que já existem dois filmes da Coleção Percy Jackson e os Olimpianos ("O Ladrão de Raios" e "O Mar de Monstros").

Cartaz do filme - Versão Americana
 Esse final de semana vi o filme "O Ladrão de Raios" (2010) e o detestei. Sei que é muito ruim falar logo de cara que detestei o filme, mas achei ele muito aquém dos padrões de filme de aventuras que assistimos hoje em dia... Claro que quase 99% dos livros são melhores que o filme, mas esse se superou. A começar pelos personagens, creio que eles deveriam ter uma semelhança maior com os do livro, como a Anabeth, por exemplo. Além disso, não achei legal a atuação dos personagens (muito superficial) e cortaram muitas partes que considero importantes do livro, o que não me agradou...

Enfim, não seria um filme que eu recomendaria, pois achei seu padrão muito, mas muito inferior ao do livro.

Beijos! ;-*

09/02/2014

A primeira semana de fevereiro/2014

A semana que se passou foi muito agitada, portanto, não tive muito tempo de atualizar o blog. Aliás, o propósito aqui nem é fazer postagens diárias e semanais, mas sim poder dar um ritmo de acordo com as minhas leituras.

Devido ao trabalho, tive pouco tempo para ler esta semana, portanto, preferi priorizar nos meus intervalos a leitura do livro que estamos trabalhando no grupo de estudos ("Sobre a Revolução", de Hannah Arendt). Mesmo assim, acabou sendo uma leitura muito corrida, sem tempo para aprofundamentos...

O livro da Hannah é bem interessante e pretendo colocar aqui minha opinião assim que terminarmos de analisar o livro.

Aproveitando o nascer do sol para ler.

Também terminei de ler um livro bem pequenino do Dalai-Lama, chamado "Palavras de Sabedoria", da Editora Sextante. Comprei esse livro por acaso e gostei muito. O livro é pequeno e fino, contendo apenas alguns pensamentos do Dalai-Lama sobre vários assuntos, que podem (e devem ser) ser apreciados e colocados em prática em nosso dia a dia, não só para os budistas, mas para os crentes de todas as religiões. Apesar de ser fino, esse livro é para ser apreciado, para fazermos uma profunda reflexão sobre nossas vidas, e não para ser lido de forma rápida. Recomendo a leitura! =)

ISBN: 85-86796-82-4 Editora: Sextante Páginas: 122 Nota: 5/5
 Por fim, tenho me aproximado muito nos últimos tempo do budismo. Quando comentei sobre o livro do Augusto Cury, falei que sou uma pessoa extremamente ansiosa e eu estou tentando controlar a minha ansiedade de uma forma mais "natural" e "saudável", ao invés de procurar um psiquiatra e ele me recomendar milhões de drogas que vão me dopar... Por isso tenho praticado a meditação e o yoga e me aproximado muito dos ensinamentos budistas, pois é uma das poucas religiões que trabalha a mente de forma a encontrarmos a verdadeira felicidade e o equilíbrio.

Pois bem, devido a isso, estou lendo o ebook da Tradição Kadampa, "O Budismo Moderno - Vol. 1", de Geshe Kelsang Gyatso. Como não tenho ainda um leitor próprio para ebooks (até porque, até o momento, não tinha lia esse tipo de livro), estou lendo aos poucos no computador mesmo. E também, por ser uma leitura nova e densa, que requer estudo e reflexão, estou preferindo escolher os momentos em que estou mais relaxada para ler. Para vocês terem uma noção, já leio esse livro a umas três semanas e ainda nem cheguei na metade! Hahaha!

ISBN: 978-85-85928-67-4 Editora: Tharpa Páginas: 164
Os três volumes desse livro possuem distribuição gratuita e podem ser baixados aqui.

Boa leitura a todos e todas e uma semana abençoada!

06/02/2014

Dalai-Lama

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.


01/02/2014

10 dicas para você ler mais livros por ano

Funçando a internet um tempinho atrás, achei essas dicas no blog Empirical Empire, e resolvi compartilhar por aqui. Espero que gostem! Boa leitura! :-)

Gosto muito de ler mas um dia descobri que nunca iria conseguir ler tudo o que me interessa. Instintivamente acabei desenvolvendo algumas técnicas para me ajudar a ler mais livros por ano. São dicas simples que podem lhe ajudar a aumentar o seu número de livros lidos e também despertar o seu interesse pela leitura, caso ele não seja tão desenvolvido.

Imagem: Blog da Imaginarium

 1. Mantenha um Controle Sobre Seus Livros Lidos
Quem não controla não sabe para onde está indo. Quantos livros você leu no último ano? E no ano anterior? E em 2001? Como você vai querer aumentar a quantidade de livros lidos se nem ao menos sabe quantos livros está lendo por ano?
Pois é, eu fiz esta mesma pergunta a alguns anos atrás e não sabia a resposta. Por isso implementei um controle simples no meu próprio site. Assim sei a quantidade de livros que li por ano e também que livro li em qual época. Neste controle também incluo uma pequena resenha do livro e uma nota, de 1 a 5 estrelas, para ter uma ideia de qual foi o melhor livro que li em cada ano. Por estar disponível na Internet, o meu controle também ajuda outras pessoas que querem sugestões de livros para ler.
 Com base nessa sugestão, também fiz meu controle, no entanto, comecei mesmo desse ano (2014). Está logo aqui.
2. Intercale Leituras
Troque o gênero do livro a cada nova leitura. Se você acabou de ler um livro de ficção procure ler em seguida um de não-ficção. Se leu um livro de autoajuda, leia agora um relato de aventura. Leu um livro grosso e levou mais de um mês? Agora leia um livro fininho num final de semana.
O importante aqui é manter o seu interesse sempre em alta. Quando você se dedica somente a um assunto chega uma hora em que o seu nível de interesse cai drasticamente. Intercalando o tipo de leitura, o tamanho do livro e o seu gênero o fôlego continua sempre forte e o interesse não decai.

3. Troque Dicas de Leitura
Nada melhor do que uma boa dica para você descobrir um livro maravilhoso. E que tal 30 ótimas dicas de leitura? Aproveite seus amigos e conhecidos e garimpe dicas sobre livros que podem te interessar. Só cuidado com os gostos pessoais de cada um. É comum alguém amar um livro enquanto que o outro odeia o mesmo título. Veja se o seu gosto bate com o gosto da pessoa que indicou comparando livros que vocês dois já leram. Garimpe também na Internet e em grupos de discussão ou até mesmo nos sites das livrarias. O que importa aqui é ter várias recomendações. Depois é só usar o seu bom senso e ir atrás do livro que mais lhe interessar.


 4. Leia de Forma Paralela
Eu leio diversos livros ao mesmo tempo. As razões são várias: desde a troca de um livro que está em uma parte chata por outro mais emocionante até a compra de um novo. A ideia é ler sempre, constantemente, mesmo que você vá deixando livros pela metade. Opa, mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado.
No meu caso eu começo a ler vários livros ao mesmo tempo e só começo a me preocupar em terminá-los quando inicia o mês de novembro. Desta maneira sei que tenho ainda dois meses pela frente até o final do ano. Desta maneira não inicio livros novos e termino os antigos. Em resumo, abra muitas frentes, mas não se esqueça de fechá-las antes de apagarem a luz.
Não gosto dessa sugestão. Prefiro ler um livro e acabá-lo antes de começar outro, caso contrário, sei que não irei acabar o outro livro. E mesmo assim, facilmente me perco na história, quando volto a lê-lo. Portanto, para mim, é um de cada vez! :-)
5. Leia em Mídias Diferentes
Quem disse que livro é só aquela coisa de papel que pega poeira na sua estante? Hoje em dia existem várias opções de leitura que podem otimizar o seu tempo, gerando um número maior de livros lidos no ano. Um hábito que criei a alguns anos é escutar livros no carro ou no meu mp3player. Este tipo de livro de áudio (audiobook) não é muito difundido no Brasil, mas é largamente utilizado em outros países, como os Estados Unidos e a Europa. Se você lê/ouve inglês tem uma avalanche de títulos disponíveis. A grande vantagem é otimizar o seu tempo, além de melhorar a sua fluência na língua estrangeira. Que coisa melhor você pode fazer quando se desloca para o trabalho ou está preso em um engarrafamento?
Outra opção são os PDA, tipo Palm. Com as novas telas de alto contraste é possível ler livros inteiros nas pequeninas telinhas dos computadores de mão, sem falar na novidade da Sony, o Sony Reader.
E não se esqueça dos gibis. Existem ótimas graphic novels que são verdadeiros livros.

6. Leia Sempre e de Forma Constante
Aqui vale a máxima da história da lebre e da tartaruga: mais vale ler devagar e sempre do que rápido parando várias vezes pelo caminho. Estipule uma meta e tente cumpri-la. Leia uma página por dia e terá lido um livro de 300 páginas num ano; leia 10 páginas por dia e em um ano terá lido 18 livros de 200 páginas. Lembre-se: devagar e sempre.

7. Leia Livros do Seu Interesse
Parece idiotice falar isso, mas quanto mais você ler livro que te interessam, maior será o seu prazer na leitura e mais livros lerá por causa disso. Sim, é verdade. Tem muita gente que tenta ler livros que não gosta e por isso demora tanto tempo para acabá-los. Siga meu conselho. Se você chegou a um terço do livro e não está gostando do conteúdo, largue-o e comece outro. É melhor ficar vermelho uma vez do que amarelo para sempre.
Gosta de aviação? Então leia livros de aviões ou de guerra. É fanático por sexo? Existem ótimos livros de ação recheados de sexo. Gosta de bandas de rock? Leia as biografias dos monstros sagrados como o Led Zeppelin.

8. Abuse do Livro
Os puritanos que me perdoem, mas livro é para ser usado, dobrado e rabiscado. Eu já tratei os livros como entidades supremas, intocadas, mas aprendi que se ganha muito mais quando ele é usado realmente. Faça anotações, risque e rabisque. Se você não anotar vai esquecer rapidamente aquela passagem super interessante ou a dica especial dada pelo autor. Quer ter um livro intacto? Então compre outro para deixar na estante. Os R$20 ou R$30 a mais que você vai gastar vão valer centenas de vezes a mais com informações que você pode acessar de forma rápida, ao invés de folhear centenas de páginas atrás do que procura.



9. Leia em Vários Lugares
Recomendo que tenha sempre um livro à mão. Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trânsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa. E isso inclui o banheiro ou os 5 minutos do intervalo de um programa de TV que você está assistindo. Falando nisso, veja menos televisão. Você vai ver que sua vida vai melhorar muito! :-)
Leia andando na rua e na espera do estacionamento. Leia enquanto dirige o seu carro! Esta dica é efetiva mas meio perigosa, por isso vou fazer um post exclusivo para ela. :-)
Mesmo que possa ler somente um parágrafo nestes intervalos, já vale a pena. A soma destas pequenas leituras em um ano podem ser um livro a mais no seu total. Use um marcador que facilite a sua rápida localização no texto. Eu normalmente coloco o marcador na linha onde parei, o que ajuda a achar rapidamente o ponto de continuação.
Não aconselho a ler dirigindo, muito menos com carro/ônibus em movimento... Acaba com a nossa visão. Antes, eu era uma devoradora de livros nos ônibus, no entanto, depois de ouvir várias histórias, resolvi parar.
10. Vire Rato de Livraria
Eu tenho um ímã interno que me puxa com uma força descomunal quando estou passando perto de uma livraria ou banca de revistas. Mesmo com pouco tempo disponível dou uma olhada geral para ver o que está disponível. Na maioria das vezes não compro nada, mas isso me mantém atualizado com o que há de novo no mercado, além de trazer gratas surpresas. Vários livros que considero excelentes encontrei com a peregrinação nas livrarias.

Conclusão
Então, está preparado? Comece hoje mesmo! Pegue aquele livro que está parado na sua estante e leia pelo menos 10 páginas. Deixe outro livro no carro e um pequeno na sua bolsa. Depois volte aqui e compartilhe as suas experiências.

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...