Jogos Vorazes (The Hunger Games) é um livro de tirar o fôlego.
Creio que só com essa descrição dá para entender que esse não é um livro qualquer. Ação, romance, crítica social e lágrimas... encontramos tudo isso nesse livro de Suzanne Collins.
O enredo se passa em Panem, um país localizado onde hoje é a América do Norte. Panem é formada por 12 Distritos e pela Capital e vive sob uma forte ditadura, comandada pelo Presidente Snow. No passado, um levante de 13 Distritos quase acaba com a Capital e o seu poder. No entanto, por estar cercada de montanhas e devido ao seu poderio econômico, a Capital acabou saindo vitoriosa e, como consequência, destruiu o 13º Distrito e criou os Jogos Vorazes, uma espécie de carnificina que ocorre anualmente para mostrar o quão poderosa é a Capital e o que pode ocorrer caso algum Distrito ouse desrespeitar o seu poder.
No entanto, a Capital mostra ao povo que os Jogos Vorazes são uma demonstração de sua bondade para com os outros Distritos e faz disso uma espécie de reality show que visa divertir o povo (da Capital). Dessa forma, um jovem e uma jovem de cada Distrito (chamado de Tributos), entre 12 a 18 anos, são sorteados ou podem se indicar para participar de cada edição dos Jogos, totalizando 24 Tributos. Eles são confinados em uma arena e lutam pela sobrevivência, mantando uns aos outros e tentando sobreviver às más condições climáticas e à falta de alimentos (tudo isso sendo manipulado pelos Idealizadores). No final, apenas um é o(a) vencedor(a) e, tal sortudo(a) poderá gozar de uma vida tranquila após os Jogos.
E é nesse o contexto que a nossa heroína, Katniss Everdeen, está inserida. Habitante do Distrito 12, um dos mais pobres de Panem, nossa heroína é uma sobrevivente da vida. Uma menina linda de 16 anos que desde a morte do pai teve que aprender a se virar sozinha para conseguir comida e alimentar sua irmã (Prim Everdeen) e sua mãe. Ela também tem um grande companheiro, Gale, que junto com ela, busca a sua sobrevivência e de sua família na floresta próxima ao Distrito.
Katniss acaba indo participar da 74ª edição dos Jogos Vorazes, no lugar de sua irmã, junto com Peeta Mellark. Nos Jogos, eles terão ajuda de seu mentor, Haymitch, da representante do Distrito 12 na Capital, Effie Trinket, e dos estilistas Cinna e Portia. Com esse ajuda, eles deverão se apresentar como mais um produto de divertimento da Capital. Mas, até onde vai a encenação e o que é verdade para Katniss e Peeta?
Creio que tudo o que disse são informações importante e essenciais para quem irá ler o livro. Falar mais pode estragar o prazer que é ler esse livro.
Da metade para o final, simplesmente devorei! Nas partes mais intensas, sentia até uma adrenalina percorrer meu corpo, ficava com falta de ar e ansiosa, de tão envolvente que o livro é. Suzanne Collins tem um jeito de escrever único e envolvente, de tal forma que consigo imaginar cada detalhe da cena e me sentir no próprio Jogos Vorazes. Não é à toa que a série tem milhares de fãs pelo mundo.
Sinopse:
Após
o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze
distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que
demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma
competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma
garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a
lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do
programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido
distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto
que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá
fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso
muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser
vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Os principais personagens são: Katniss Everdden, Prim Everdeen, Gale, Peeta Melark, Haymitch, Effie Trinket e Cinna.
|
ISBN: 978-85-7980-024-5 Editora: Rocco Páginas: 399 Nota: 5/5 |
O livro é direto, sem muitas enrolações, mas com todos os detalhes necessários para nos sentirmos dentro da história. Ele é narrado pela protagonista Katniss, em primeira pessoa, portanto, tudo o que sabemos é através de seu ponto de vista.
Esse enredo foi um dos mais envolvente que já li. Fiquei imensamente surpresa com o desenrolar da história, com o final e estou muito ansiosa pela continuação da trilogia, o livro "Jogos Vorazes: Em Chamas". Não obstante, é muito interessante a mensagem filosófica que o livro apresenta. Jogos Vorazes não é apenas um show de carnificina. Aliás, o livro está muito longe disso. A forma como Suzanne aborda o poderio da Capital e a forma como trata os habitantes de Panem (como marionetes) faz com que a gente pense um pouco em nós mesmos... A forma como a rebeldia de Katniss e Peeta contra a Capital é apresentada e o final, aparecem como uma forma de esperança. Creio que o filme aborda mais claramente esse aspecto, e sobre ele é que passaremos a falar.
# Filme
Muito bom, conseguiu abordar os principais aspectos, bem como passar a mensagem do livro. Como sabemos, um filme baseado em um livro dificilmente conseguirá ser tão bom nas telas quanto no papel, com algumas raras exceções. Mas, sou da opinião de que se o filme consegue passar uma mensagem fidedigna do livro, ele já pode ser considerado um bom filme, o que é o presente caso.
Adoro a atuação de Jennifer Lawrence e ela esteve brilhante nesse primeiro filme! Só achei uma pena que a relação de Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) tenha sido abordada superficialmente. Sou da opinião de que deveriam abordar um pouco mais os dois, mas claro que entendemos, pois a passagem de tempo no filme é bem mais rápida que no livro...
O filme parece abordar também aspectos dos outros livros e também achei interessante a reação dos Distritos durante os Jogos Vorazes, o que não é abordado no livro.
Adorei a atuação de Stanley Tucci como Caesar Flickerman, porque sou muito fã dele, e também uma maior participação de Gale (Liam Hemsworth). Também temos no filme uma maior participação do Presidente Snow, o que não vemos muito no livro.
Enfim, um filme muito bom!
"Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor!"