Alguém aqui já viu o sorriso de alguma hiena?
Prazer... sorriso da hiena! =) |
No reino animal, é muito conhecido e peculiar o sorriso da hienas. Segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), o principal motivo do ruído emitido pelo animal é de frustração. Ainda segundo a pesquisa, o riso desse animal varia de acordo com a posição que ele pertence no grupo, de tal forma que, quanto mais inferior a sua hierarquia, maior o seu riso.
Pois bem, esse peculiar (e, convenhamos, engraçado) sorriso foi a inspiração para o título do livro de um dos mais novos e brilhantes escritores brasileiros, o Gustavo Ávila. E, ao lermos o livro, percebemos que tem tudo a ver com o enredo.
O Sorriso da Hiena 304 páginas |
Gente, e que livro f***!!!! Pelo amor de Deus, o que foi isso?? Sem brincadeira alguma, esse foi um dos melhores romances policiais que eu já li na vida, sendo até melhor que alguns policiais do Stephen King (aliás, "Joyland" não é lá essas coisas que andam dizendo por aí...).
Mas, deixando a euforia de lado, vamos nos ater ao enredo em si. Segundo a sinopse:
Deus não escreve a sua história. Só risca as linhas. Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioro David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência esse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?
Diferente de outros livros nos quais tenho comentado ultimamente, eu quis colocar a sinopse como ponto de partida do nosso bate papo, porque eu acho que a sinopse e o início do livro nos falam muito sobre o que será e como será o enredo. Na minha opinião, o livro possui um "trio parada dura", formado por um protagonista, o David, por um antagonista, o Artur, e por uma personagem secundária, o William.
O David, como a própria sinopse e o prólogo do livro irá nos narrar, é um cara que aos oito anos presenciou a morte brutal de seus pais. Esse é um trauma que o seguirá por toda a sua vida e, quando adulto, ele resolve fazer o mesmo com outras crianças, de diferentes classes sociais e com diferentes histórias de vida, como uma espécie de teste para descobrir até que ponto esse trauma irá influenciar as suas vidas. Por outro lado, o William é um psicólogo que trabalha com crianças e é escolhido pelo David para acompanhar e fazer um estudo dos casos, com um detalhe: o William nunca tem contato com o David, nem sabe quem ele é pessoalmente.
No meio dessa confusão de vários assassinatos acontecendo, a polícia começa a investigar e ligar os casos, tentando chegar ao autor dos crimes. Um dos melhores detetives da polícia, o Artur, é chamado para investigar as ocorrências. Artur é uma pessoa que tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por isso não é bem quisto pela corporação, porém, é considerado uma das mentes mais brilhantes para solucionar casos.
A história é brilhante, nos dando a impressão que cada detalhe, desde o modo de vida até uma passagem bíblica, é super importante para o desenrolar do enredo.
O narrador é uma terceira pessoa (aquele "famoso", que tudo sabe e que tudo vê), o que facilita o desenvolvimento da história e o conhecimento, por parte do leitor, dos fatos que ocorrem no decorrer da narrativa.
A narrativa do livro é tão empolgante, que a gente não quer parar de ler. E, quando mais o livro vai acabando, mais a gente vai se prendendo à história. E, gente... o final é surpreendente! Eu acho que esse é um livro de leitura fácil e rápida, então, se você puder, leia agora. Vale muito à pena!
Um dica... Sabe aqueles crimes perfeitos? Pois bem, é o caso.
Uma querida amiga, a Claudinha, me atentou ao fato do final do livro ter uma certa semelhança com o final do filme argentino "O Segredo dos Seus Olhos", dirigido por Juan Jose Campanella. O filme está disponível na Netflix, então, fui assistir. E não é que tem certa semelhança o final mesmo? Aliás, esse filme é igualmente incrível, apesar do enredo ser bem diverso do caso desse livros. Fica a dica!
Um dica... Sabe aqueles crimes perfeitos? Pois bem, é o caso.
Uma querida amiga, a Claudinha, me atentou ao fato do final do livro ter uma certa semelhança com o final do filme argentino "O Segredo dos Seus Olhos", dirigido por Juan Jose Campanella. O filme está disponível na Netflix, então, fui assistir. E não é que tem certa semelhança o final mesmo? Aliás, esse filme é igualmente incrível, apesar do enredo ser bem diverso do caso desse livros. Fica a dica!
O livro pode ser encontrado no link a seguir, caso você tenha interesse: http://osorrisodahiena.com.br/. Creio que o livro não esteja mais disponível para a venda, mas o e-book está e é tão baratinho, que vale muito comprar!
Um beijo e até mais! ;*