26/12/2014

#Projeto50LivrosEmUmAno

A leitura fez parte (e continua fazendo...) da minha vida em 2014 de forma muito intensa. 

Por ser uma pessoa um tanto introspectiva, sempre gostei de ter momentos comigo mesma na companhia de um bom livro. Sair do meu mundo e embarcar na vida de outra pessoa, em outra época, em outro lugar, conhecer novas histórias, saber de outras opiniões, chorar e rir com outras vidas sempre me encantou e, de certo modo, ajudou a formar um pouco do que eu sou, me transformando numa pessoa mais tolerante com o próximo.

Desde que eu me entendo por gente, não me lembro de um período em que o livro não estivesse presente na minha vida. Mesmo na escola, antes do pegar o hábito pela leitura, sempre haviam os paradidáticos, onde tínhamos que ler, reler, depois trabalhar a leitura novamente... enfim, ler umas 4 vezes, no mínimo, para poder trabalhar a história de acordo com cada matéria na escola. Além disso, na minha casa sempre tivemos muitos livros, de tal forma que todo esse ambiente escolar e familiar me ajudou a ter o (bom) hábito de ler. E sou eternamente grata a tudo isso!



O primeiro livro que li por livre e espontânea vontade foi "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Depois, não parei mais. Claro, em alguns momentos li mais que outros, no entanto, o livro sempre foi uma companhia.

No final de 2013 decidi que leria mais. Estava sentido muita falta, a rotina estava a me sufocar e entendia, naquele momento, que ler um pouco mais me faria relaxar. Dessa forma, como já fazia um tempo que não lia, comecei com livros mais leves e, com isso, fui adquirindo um hábito de leitura diário. É sempre assim: se tu não tens hábito de ler e queres adquirir esse hábito, nunca comece com os livros de leitura difícil ou aqueles de 500 páginas... É bem provável que teu hábito já nasça morto. Pegue inicialmente um livro divertido, alegre, fino (pode ser até os "livros da moda" ou "do momento") e aos poucos, tu vais percebendo o quão prazerosa é a leitura e, quando notares, já és um leitor nato. É assim mesmo, a leitura vai tomando aos poucos conta de nossa vida e, quando nos damos conta, ela tornou-se um hábito diário. Foi isso que ocorreu comigo.

No entanto, no meio do ano, conheci através do Instagram o @caiovsk (Caio Cesar) e seu projeto de ler 50 livros em um ano (#projeto50livrosemumano). Fiquei encantada e também aderi à proposta. Mas, para além de mostrar aos outros o quanto eu leio e os livros que leio (aliás, não tem nada a ver com isso), o projeto foi uma meta pessoal de ler mais e também de incentivar outras pessoas a lerem mais. Naquele momento, era algo que eu precisava, uma espécie de incentivo à (minha) leitura. E o Caio foi de uma gentileza imensa por compartilhar um projeto tão maravilhoso, que só tenho a agradecer à ele! 

Pois bem, não só consegui atingir a meta dos cinquenta livros, como a ultrapassei! Li 52 (cinquenta e dois) livros até o momento e estou no meu 53º, no entanto, como não pretendo acabá-lo ainda esse ano, ficarei com a minha marca de 52 livros lidos em 2014 mesmo. Aliás, a minha lista de livros pode ser encontrada nesse link. Poderia ter lido bem mais, porém não o fiz por motivos claros: 1) não estou numa disputa de quem lê mais ou menos; 2) respeitei o ritmo da minha vida, do meu corpo, da minha mente e de cada livro, sendo que algumas leituras foram mais lentas e outras bem rápidas, lidas em um dia; 3) a vida não está apenas na página dos livros, mas também no mundo real... ler livros é muito bom e muito importante, no entanto, uma boa conversa e uma boa companhia são sempre melhores. 

Custei a entender esses três pontos, passei por momentos em que queria porque queria ler muitos e muitos livros de forma rápida, para conseguir atingir minha meta pessoal e isso chegou a me angustiar muito, foi horrível, porque, em alguns momentos até abdiquei um pouco da minha vida em prol disso. Mas, foi um aprendizado importante e necessário pelo qual tive que passar.

Dessa forma, decidi que em 2015 irei continuar lendo (e muito!), mas não irei impor a mim mesma nenhuma meta quantitativa, de um livro por semana ou de tantos livros por mês ou ano. Como já disse acima, a leitura tornou-se para mim um hábito diário, de tal forma que hoje faz parte da minha rotina. Por isso, vou me dar o prazer de ler cada livro como se fosse o último, saboreando cada página e vivendo cada história de forma tranquila e em paz comigo mesma. Não quero dizer que não fiz isso esse ano, porque fiz sim. No entanto, cheguei em um momento de ficar com aquele peso nas costas, com uma certa ansiedade para atingir uma meta, deixando de relaxar em alguns momentos.



Por fim, saibam que eu me sinto imensamente feliz e grata quando uma pessoa me fala que passou a ler um livro incentivada pelo meu hábito de leitura ou por uma resenha que fiz ou por uma foto que postei no Instagram... Isso me motivou em muitos momentos e espero continuar incentivando mais e mais pessoas a lerem no próximo ano.

Porque o livro, além de melhorar o nosso português e trazer estímulos à nossa memória e à imaginação, nos permite as mais diversas sensações, nos transporta, nos faz seres humanos melhores, eleva a nossa autoestima e, acima de tudo, nos faz sermos mais compreensivos com nós, com quem nos rodeia e com o mundo!

Leia mais e seja um ser humano melhor!

Saúde e Paz.

08/12/2014

"Mar De Rosas", de Nora Roberts



Sinopse: Emma Grant é a decoradora da Votos, empresa de organização de casamentos que fundou com suas três melhores amigas de infância – Mac, Parker e Laurel. Ela passa os dias cercada de flores, imersa em seu aroma, criando e montando arranjos e buquês. Criada em uma família tradicional e muito unida, Emma cresceu ouvindo a história de amor dos pais. Não é de espantar que tenha se tornado uma romântica inveterada, cultivando um sonho desde menina: dançar no jardim, sob a luz do luar, com seu verdadeiro amor. Os pais de Jack se separaram quando ele era garoto, e isso lhe causou um trauma muito profundo. Ele se tornou um homem bonito e popular entre as mulheres, porém incapaz de assumir um compromisso. Quando Emma e suas três amigas fundaram a Votos, foi Jack, o melhor amigo do irmão de Parker, quem cuidou de toda a reforma para transformar a propriedade no melhor espaço para casamentos do estado. 




"Mar De Rosas" é o segundo livro da coleção Quarteto de Noivas, da escritora americana Nora Roberts. E, particularmente, foi o livro que eu mais gostei da série. De forma muito resumida, podemos descrever o livro como um conto de fadas. Aqui, embarcamos no mundo florido e romântico de Emma Grant, a florista e um das sócias da Empresa Votos.

Como dissemos na resenha anterior, Votos é uma empresa especializada em organização de casamentos, construída por quatro amigas (Mac, Emma, Laurel e Parker) que fizeram dos casamentos de brincadeira na infância suas profissões bem sucedidas.

Emma é a florista da Votos e uma sonhadora. Linda, ao ponto de ter praticamente todos os homens aos seus pés, tem o sonho de encontrar o amor de sua vida e se casar, como num conto de fadas. Também, não é para menos. Seus pais são o puro exemplo do amor e ela os tem como espelho para vida. Aliás, toda a sua família é cercada de muito amor e, crescendo nesse ambiente, ela não poderia desejar menos.

"Para Emmaline, o romance torna as mulheres especiais. Faz com que todas sejam bonitas e transforma os homens em príncipes. Com romance, a vida de uma mulher é tão importante quanto a de uma rainha, porque o seu coração passa a ser precioso."

Ela tem uma queda pelo melhor amigo de Del Brown (irmão de Parker e advogado da Votos), Jack. No entanto, por ser amigo da família "Votos", Emma tem medo de que o romance possa atrapalhar a relação dos dois com o grupo. Por outro lado, Jack percebe-se cada vez mais atraído pela beleza e encanto de Emma e, no entanto, vê-se confuso, uma vez que, devido ao divórcio dos pais, ele é totalmente averso a compromissos.

É uma história linda, romântica sem pieguices e com um fundo picante (estilo Nora Roberts). Os dois formam um lindo casal e é muito bonito ver os dois encontrando o amor um no outro e se entregando a ele, sem medo de que isso possa atrapalhar a relação com o grupo.

Achei lindo também a preocupação de Delanei Brown com as quatro, principalmente com Emma. Depois do turbilhão de problemas que o grupo passou, Del se colocou no lugar de protetor das amigas. Também adorei a Sra. Grady, a governanta da mansão Brown e que não apareceu na primeira história.

Aliás, como dito na primeira resenha, além de relatar o encontro do amor de Emma, o livro traz mais uma vez a força da amizade entre as quatro.

Um romance digno de best-sellers e com muitas flores para alegrar o ambiente! <3

****
Nota: 5/5

****

Outros livros da série "Quarteto de Noivas":





Livro 01: Álbum de Casamento












Livro 03: Bem-Casados











Livro 04: Felizes Para Sempre

07/12/2014

"Álbum De Casamento", de Nora Roberts

Toda história de amor que se preze tem que ter um final feliz (caso contrário, não é romance e sim drama) e, consequentemente, um casamento. E, apesar da pós modernidade ter alcançado também os relacionamentos e com a chegada da "união estável" e do "morar junto", casar continua em moda para boa parte dos casais.

Nora Roberts fez aquilo que chamamos de "juntar o útil ao agradável", nas suas quatro obras que fazem parte do "Quarteto de Noivas", e criou a Votos, uma Empresa dirigida por quatro amigas que tem como objetivo organizar casamentos e fazer com que esse dia seja o mais perfeito para o casal. De meras brincadeiras de infância, a organização de casamentos fez de Mac, Emma, Laurel e Parker quatro empresárias bem sucedidas e umas das melhores no ramo. Porém, a coleção não retrata apenas a "vida empresária" das quatro amigas, mas também - e, principalmente! - a descoberta do amor de cada uma.

Ler romances tem sido uma novidade para mim, porque antes não era muito fã desse gênero. Esse ano passei a ler alguns romances, sendo que, em grande parte deles, achei a história piegas, o "mesmo de sempre", típicos romances "pão com ovo". No entanto, Nora abriu meus olhos para o gênero. Os quatro livros são maravilhosos!



Sinopse: Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.


"Álbum de Casamento" é o primeiro livro da série. Além de nos mostrar como a "Votos" começou, o livro nos apresenta a ruiva Mac Elliot, a talentosa fotógrafa da Votos que consegue, com uma habilidade única, capturar emoções em fotografias. Apesar de todo esse talento, Mackensie não acredita no amor. Ela teve uma infância conturbada, devido à instabilidade no casamento dos pais e, consequentemente, a separação dos mesmos. Se não bastasse, seu pai a abandonou e sua mãe é uma louca que troca de relacionamentos como quem troca de roupa e que vive chantageando a filha para que ela ceda às suas vontades.

Ocorre que o destino faz com que seu caminho se cruzasse com Carter Maguire, um professor de inglês que, quando adolescente, era um nerd apaixonado por Mac. Enfim, uma história com um fundo de pieguice... No entanto, Nora com uma habilidade única, faz com que a história não caia na mesmice de sempre e acabamos ficando apaixonados pela história dos dois. Um o oposto do outro, os dois se completam e estão perdidamente apaixonados. <3


Ser feliz para sempre talvez fosse conversa fiada, mas ela sabia que queria tirar mais fotos de momentos que fossem felizes. Porque, assim, eles permaneceriam para sempre.

Mac é aquela mulher forte (que, no entanto, se mostra frágil quando sua mãe entra em cena..) e prática, que está sempre atenta para capturar o melhor flash. Já Carter é um verdadeiro romântico atrapalhado, aquele cara fofo e certinho e que acaba conquistando a gente com a sua falta de jeito, mas que, quando Linda (mãe de Mac) aparece, é capaz de defender sua amada com unhas e dentes. Um casal perfeito, uma história perfeita!

Importante ressaltar que a Votos é uma Empresa que atua na propriedade dos Brown (Parker e Del) e todas as quatro amigas e sócias moram na propriedade. No entanto, elas transformam aquela linda propriedade nos diversos cenários de conto de fadas dos casais, de acordo com suas escolhas e histórias.

Ainda sim, o livro não discorre apenas sobre o amor entre Mac e Carter, mas também narra a forte amizade entre as quatro amigas e como entre elas há um laço indestrutível. Elas se protegem, aconselham umas às outras, defendem quando é preciso e, principalmente, riem e choram juntas.

Nora não narra os personagens, ela dá vida a eles! O romance é contado em terceira pessoa e temos uma perspectiva de todos os personagens sobre os acontecimentos. É envolvente, do início ao fim!


****
Nota: 5/5
****


Outros livros da série "Quarteto de Noivas":





Livro 02: Mar de Rosas











Livro 03: Bem-Casados











Livro 04: Felizes Para Sempre
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...